BOQUIRA: Vereadora Jucinalva traz curso de beneficiamento do Umbu para Boquira

21:39 |


               
                                         Primeiro dia de Curso - Escola Família Agrícola de Boquira


           A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) está promovendo nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2014, curso sobre beneficiamento do umbu, na Escola Família Agrícola, no município de Boquira.
         O conteúdo do curso, realizado em parceira com a Prefeitura do município sob a administração do Prefeito Marco Tulio Vilas Boas e apoio da Escola família Agrícola local, foi uma iniciativa da Vereadora Jucinalva Viana Sousa Ramos,  e tem como ministrante o técnico agrícola da EBDA, Arnou Dourado, que abordará as seguintes questões: a importância econômica do umbuzeiro, com informações sobre dados de produção e características da planta, e o cultivo do umbuzeiro, com ênfase para a preparação da área e o solo; o plantio, tratos culturais, colheita, rendimento, comercialização e exportação também são assuntos explanados na capacitação.
          Os participantes ainda tomarão conhecimento do módulo sobre o processamento do fruto, com destaque para a higienização dos mesmos, processamento e conservação da polpa. Os agricultores também aprenderão a fazer 11 produtos com o umbu, como: doce caseiro em calda e de corte, umbuzada, geleia, pudim de polpa de umbu, mousse, brigadeiro, umbu cocada cremosa e de corte, suco e umbuzeitona.

         
           Além dos cursistas, estiveram presentes na abertura do curso, os senhores Magno Vaz Rocha, chefe do escritório local da EBDA em Macaúbas, município vizinho a Boquira; o Secretário Municipal de Educação, Reynaldo Vieira e a Vereadora Jucinalva, autora do Projeto para o município, que fará questão de acompanhar de perto o curso e a preparação dos produtos durante os três dias.


          Em entrevista ao Blog Boquira a Vereadora afirmou que o curso de beneficiamento do umbu em Boquira, tem grande importância por trabalhar a cultura local em relação ao aproveitamento do potencial produtivo de umbu da nossa região, agregando valor à produção e sendo mais uma fonte de renda para as famílias em suas comunidades.
         O umbu, que só floresce numa certa época do ano, pode ser armazenado em formato de polpa por 12 meses sem necessidade de refrigeração, seguindo determinadas técnicas. Isso garante a utilização da fruta em mais de dez receitas ministradas, na prática, durante o curso.

      A vereadora, muito otimista e satisfeita com o resultado do curso, disse que pretende incentivar os grupos participantes do evento a se organizarem para produzir e vender os produtos feitos com o umbu, para a merenda escolar do município que dispõe de recurso para adquirir produtos da agricultura familiar conforme a Lei nº 11.947/2009 que determina a utilização de recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para alimentação escolar, na compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor rural e já pensa em trazer outros cursos para o aproveitamento de outras frutas de época no município de Boquira.

Umbu cocada

Brigadeiro de polpa de umbu

Pudim de polpa de umbu

Mousse da polpa de umbu

Geleia, doce de corte, doce em calda e cocada cremosa da polpa do umbu



Turma do segundo dia de Curso 12/02/2014



Turma do terceiro dia de curso 13/02/2014


 





12 comentários:

Anônimo disse...

VEREADORES: Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, RECEBENDO O POVO, ATENDENDO ÀS REIVINDICAÇÕES, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.


Olhem mais para o caso do nosso bairro, Dona Jucinalva. Já que mora por aqui deveria ter mais compaixão dos seus "vizinhos".

Abraços fraternos: Ramos e Jucinalva

Anônimo disse...

parabéns vereadora jucinalva por você lutar com perseverança pelo nosso povo de boquira nâo ligue para esse comentários maldosos de pessoas que não conhece as sua lutas,pois se esta ai hoje nos representando e por que nos te escolhemos por que temos a certeza que vc sim olha pela qualidade de vida das pessoas,vc sim atende o povo e trata todos igualmente com humildade tenho muito orgulho de ter uma mulher batalhadora nos representando.valeu vereadora por trabalhar sempre pensando no nosso bem estar..........................

Roberto Neves disse...

Vereadora Jucinalva, Parabéns pela iniciativa do Curso de Beneficiamento do Umbú em Parceria com a Prefeitura Municipal de Boquira contando também com o apoio da Escola Família Agrícola de Boquira!
Ótima iniciativa! Mais uma vez declaro aqui o meu apoio, meu simples apoio!!! Avante Vereadora!!!
Abraços cordiais do amigo José Roberto.

Anônimo disse...

Alguém aí sabe falar o nome dos demais vereadores desta cidade? Acho que morreram todos e a comunidade não foi avisada. Parabéns JUCINALVA. Deus disse: "Faça a tua parte que eu te ajudarei", Siga em frente abraços e até o próximo projeto, pois, sei que este ano tem muito mais.

Anônimo disse...

Essa reportagem é uma covardia contra o meu estômago. KDELÍCA. ummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.

Anônimo disse...

Esse pudim e essa cocada tá na "manteiga" e tem gente que não tá gostando. Morrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

Anônimo disse...

E só quero v se os outros vereadores não vão dizer para que "VIERAM" ??????????????????????????????????????????????????????? Empurra JUCINALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLVA.

Anônimo disse...

BOQUIRA. CIDADE QUE SÓ TEM UMA VEREADORA PARA TUDO É FD................

Anônimo disse...

Eu quero saber quantos projetos o Vereador Edivar, Tom, Tim de Memézio e etc, já fizeram este ano? Quem tiver conhecimento pode colocar aqui neste espaço, que nós precisamos renovar mais um pouquinho está câmara na próxima para v se esta cidade DECOLA ok. abraços...

Anônimo disse...

O burro do comentário logo acima, não sabe que "BURROS" não fazem projetos. S LIGA MANÉ.

Anônimo disse...

Uma trabalhando por 10. É Brasil, é Bahia e é Boquira.

Anônimo disse...

Todo projeto é bem vindo. Excelente ideia!!!! Parabéns!!!! Gostaria de saber se tem um livro com estas receitas, ou se podem disponibilizar na internet. Desde já agradeço. Sou de São Paulo-SP

Postar um comentário