BOQUIRA - VEREADORA JUCINALVA DO PMDB, TRAZ PARA BOQUIRA O CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNIVERSIDADE PARA TODOS.

03:49 |


Esta é mais uma iniciativa da Vereadora Jucinalva Viana Sousa Ramos do PMDB de Boquira com o apoio do Prefeito Municipal, Marco Tulio Vilasboas e o Secretaria Municipal de Educação Reinaldo Vieira, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Mais uma vez, a vereadora mostra o seu compromisso com a população e com a Educação de Boquira. Desde o ano passado que a vereadora luta para trazer o Curso Pre-Vestibular gratuito para a cidade com o intuito de atender os jovens estudantes da Rede Publica do município de Boquira-BA que não têm condições de sair para outras cidades. No inicio desse ano, a vereadora esteve na Secretaria de Educação do Estado da Bahia com a Professora Patrícia Machado, Coordenadora II – CODES para os ajustes finais  e após muitas tentativas, finalmente foi publicado dia 20 de março de 2014 no Edital Codes/SEC de nº 001/2014 a contemplação do município de Boquira com 50 vagas para o período noturno.

“O Projeto Universidade para Todos, criado pelo governo do Estado da Bahia através do  Decreto  nº 9.149, de 23 de julho de 2004, é coordenado pela  Secretaria da Educação e executado em parceria com as Universidades Estaduais ( Uneb, Uefs, Uesb, Uesc) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.  Trata-se de  uma ação voltada para fortalecer a política de acesso à educação superior, direcionada a estudantes concluintes e egressos do ensino médio da rede pública estadual.
O curso pré-vestibular é presencial, com carga horária de 25 horas semanais e aulas das disciplinas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional. O Projeto oferecerá também material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.
As inscrições para concorrer a uma vaga serão realizadas exclusivamente pela internet, no site http://institucional.educacao.ba.gov.br/inscricoes-1 do dia 25/03, até o dia 01/04 de 2014.





Poderá se inscrever o candidato que:

·         Estiver regularmente matriculado, em 2014, no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia, tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o ensino fundamental II - 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º anos ou modalidades correspondentes – e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes;

·         Egresso da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia tenha cursado, em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.

Outra conquista da Vereadora - atendida pelo Prefeito Municipal e Secretaria Municipal de Educação foi a implantação da Casa do Estudante em Vitória da Conquista-BA.
Em fevereiro do ano passado, a vereadora fez a solicitação mediante a Indicação Legislativa de nº 07/2013 sob a alegação de que muitos jovens boquirenses ao concluir o Ensino Médio veem o sonho de cursar uma Universidade interrompido devido as precárias condições financeiras de suas famílias que acaba dificultando o deslocamento dos jovens para a Capital do Estado. Segundo a Vereadora, Vitoria da Conquista é uma cidade que ampliou o seu Campus Universitário, é  mais próxima e por tanto mais acessível do que Salvador. Logo, a casa de Estudantes garantirá no mínimo o suporte necessário, amenizando as angustias dos pais e familiares quanto a segurança, atenção e conforto dispensados aos seus filhos.
A Residência Estudantil em Vitoria da Conquista está situada na rua Plácido de Castro N° 29 –CENTRO, Próximo ao Hospital São Vicente.
Abaixo, algumas imagens da casa que passa por reforma e será inaugurada dia 8 de abril de 2014.








 Além dessas ações, outras solicitações de autoria da Vereadora estão em andamento no município, a exemplo da  CONSTRUÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE-PSF no Povoado de Brejo Grande, Indicação nO. 060/2013 de 02 de maio  de 2013; implantação dos Programas PSE (PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA) e  Olhar Brasil, ambos indicados em  12  de março  de 2013.  O PSE é um importante programa federal, que visa a integração permanente da educação e da área da saúde e, com o objetivo de proporcionar  melhoria da qualidade de vida à população brasileira. O PSE tem como objetivo ainda, contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, em relação ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Com a implantação  no município, o PSE servirá para identificar as prioridades e aspectos que precisam ser redimensionados e qualificados no âmbito das ações de educação e saúde no território municipal. Já o Olhar Brasil, prevê atendimento aos alunos da Educação Básica, das escolas públicas,  na etapa Ensino Fundamental e dos jovens de 15 anos ou mais e adultos do Programa Brasil Alfabetizado, abrangendo ainda a população com idade igual ou superior a 60 anos.

25 comentários:

Gilza Almeida disse...

Grande Jucinalva Viana!!!! Precisamos de mais Vereadores com essa garra, comprometimento e visão de crescimento e desenvolvimento social! Parabéns Jú.

Anônimo disse...

parabens ju,precisamos de um psf aqui em mamonas

Anônimo disse...

Muito bom,e os projetos dos outros vereadores? Parabéns Jucinalva!

Jomária Rodrigues disse...

Parabéns Ju, que venha mais projetos para o crescimento de nossa cidade e nossos jovens!!!

Anônimo disse...

eu terminei o ensino médio em 2008 posso me inscrever?

Anônimo disse...

sim, pode. alunos egressos também participam.

Unknown disse...

parabens jú eu sabia que podia confiar em vc.estou muito feliz com seu trabalho.PARABÉNS MESMO.

Anônimo disse...

Eu quero saber kd o projeto de GALEGO DA BATERIA E NIM DO BREJO NOVO? Tim? Esquece.

Anônimo disse...

Eu não perdi o meu voto. Valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuu JUCINALVA.

Anônimo disse...

Vou fazer a minha inscrição hoje e estou louco para ser selecionado. Obrigado Vereadora você provou que ama Boquira e merece é ser a Prefeita desta Cidade. Já tem o meu voto sem fazer campanha. Bjs até lá.

Anônimo disse...

É isso aí Jú, eu gosto de ver vc na ativa. Também aí em Boquira pelo que eu sei é só vc e mais ninguém.

Anônimo disse...

Parabéns. E continue assim pois é a sua obrigação e quero ver mais.

Grata.

Anônimo disse...

Não estou consigo fazer a inscrição..... socorroo, quero muito conseguir uma vaga.. :(

Anônimo disse...

Vai tentando a minha já tá feita. bjs. É porque vc não é introrsado com a net.

Unknown disse...

já fiz a minha expectativa a mil por uma vaga..

Anônimo disse...

Essa Vereadora está no lugar errado, ela é a Revolução do Legislativo de Cidade. Merece ser reconhecida. Muito mais quem sebe ser...

Anônimo disse...

Segui em frente Ju vc pode chegar muito longe. bjs. Aqui da Capital.

Anônimo disse...

Segui em frente Ju vc pode chegar muito longe. bjs. Aqui da Capital.

Anônimo disse...

gostaria de saber como sera a seleção?

Anônimo disse...

A seleção é eletronica.

Marilene Curcina disse...

Jú você sabe que eu sempre acreditei em sua capacidade, não preciso explicar o tanto que eu tenho certeza que você é capaz eu quero que Deus vai abri varias oportunidades na sua vida para você crescer e Boquira crescer junto.

Anônimo disse...

Eu apoio Jucinalva e Luciano para NOVA chapa 2016. Vote vc também aqui.

Anônimo disse...

como faço para saber se fui chamado ou não?

Anônimo disse...

Divulgação do Resultado no site da SEC e nos locais de funcionamento - 28 à 30 de abril de 2014;
Matricula - No local e turno que o aluno optou para cursar - 05 à 09 de maio de 2014;
Inicio das Aulas - 05 de maio de 2014.

Anônimo disse...

não estou achando a lista com o nome dos selecionados....

Postar um comentário